Transplante de Córnea – Procedimentos

Transplante de Córnea – Procedimentos

Como podemos trocar uma córnea?

O paciente que necessita de um transplante de córnea devera ser inscrito em uma central de transplante de córnea no estado da confederação a que pertence. Esse indivíduo vai entrar numa lista que é única para cada estado e quando chegar a sua vez o médico que o inscreveu vai ser então contatado pela central de transplantes e a córnea será disponibilizada para o indivíduo. O médico deverá chamar o paciente, esse paciente terá um prazo para responder e devera também ter um prazo para que a cirurgia possa ser realizada, porque o tecido que está preservado tem um tempo de validade.

Então nós recebemos a córnea da central de transplantes, vamos encaminhar o paciente ao centro cirúrgico, esse paciente vai ter então a sua córnea recortada como também será recortada a córnea do individuo doador. Esse doador, ele tem que ser um doador cadáver ele não pode ser um doador vivo.

O doador ou a família assinou um consentimento então de doação do olho ou da córnea deste indivíduo que faleceu. Essa córnea será recebida pela central de transplantes, será então preparada e preservada.

Como se preparara ou preserva uma córnea?

A córnea então é retirada do globo ocular, colocada no meio de preservação. Esse meio de preservação contém nutrientes que mantém o tecido vivo por alguns dias, por isso quando o paciente que vai receber o transplante de córnea recebe a ligação do médico ele já deve ter todas as orientações de quando será a cirurgia, como será feita. Porque não há tempo para que se espere semanas ou muitos dias para realização do procedimento.

 

TV Ceosp

×
Olá, quero marcar uma consulta!