Definição
A angiografia por tomografia de coerência óptica (OCT-A) é uma técnica não invasiva para imagiologia da microvasculatura da retina e coroide. Utiliza a reflectância da luz laser da superfície dos glóbulos vermelhos em movimento para representar com precisão os vasos através de diferentes áreas segmentadas do olho, eliminando assim a necessidade de corantes.
Necessária dilatação da pupila para melhor avaliação das estruturas internas. Não necessária na avaliação de segmento anterior. Vantagens sobre os métodos convencionais de angiografia: Menor tempo de aquisição e um processo não invasivo, evitando efeitos adversos sistêmicos e até reações anafiláticas. OCT-A fornece informações de imagem “3-D” da mácula e visualiza os capilares peripapilares que suprem a camada de fibras nervosas da retina.
Indicações
Retina
- Retinopatia diabética
- Degeneração macular relacionada à idade seca
- Degeneração macular relacionada à idade úmida
- Coriorretinopatia serosa central
- Oclusões vasculares
- Telangiectasia macular
- Membranas neovasculares coroidais
Glaucoma
- Ferramenta útil para avaliar a perfusão do disco óptico em olhos glaucomatosos.
Uveíte
- Plexo capilar retiniano superficial – Na vasculite inflamatória, é capaz de detectar a queda capilar dos vasos retinianos superficiais.
- Plexo capilar profundo da retina – É capaz de detectar padrões associados ao edema macular cistóide.
- Coriocapilares – em condições inflamatórias associadas à redução do fluxo coroidal ou isquemia, a OCT-A foi capaz de detectar áreas de vazios.
Segmento anterior
- Ferramenta útil para avaliar e comparar vascularização da conjuntiva e íris. Assim como neovasos na córnea (pós transplante, uso lentes de contato).
Orientações necessárias
- Não há necessidade de Jejum;
- Dilatação da pupila de ambos os olhos, com embaçamento visual temporário em média, de 6 a 8 horas de duração;
- Em alguns casos não haverá necessidade de dilatação.
- Presença de acompanhante maior de 18 anos é opcional não obrigatória;
- Durante o exame, são feitas projeções luminosas do fundo de olho que utilizam laser de baixa intensidade;
- Não há a necessidade de suspensão de qualquer medicação e/ou de colírios exceto mióticos (ex: pilocarpina).
Regiões estudadas
O paciente é orientado para apoiar o queixo e a testa devendo olhar para a luz de fixação. Um feixe luminoso passa em frente ao olho, realizando rastreamento, sendo importante manter o olhar concentrado durante todo procedimento.
O fluxo sanguíneo é estudado nas camadas da retina e coróide centrais e peripapilares, assim como nervo óptico e interface vítreo-retiniana. Pode-se também avaliar estruturas anteriores como córnea, conjuntiva e íris.
Interpretação e comentários
A tomografia de coerência óptica Angioplex (OCT-A) permite a análise do fluxo sanguíneo dos vasos oculares. Por ser um exame não invasivo, é um método seguro. Se assemelha ao exame de angiografia fluorescente, mas sem uso de contraste.
Em caso de opacidade significativa de meios como catarata e hemorragia vítrea, o exame poderá ser realizado, com possíveis presenças de artefatos. Mesmo assim poderá ajudar na diagnose.
O equipamento dispõe as imagens dos fluxos sanguíneos separados em camadas da retina e da coroide, como cortes histológicos seriados, podendo fornecer imagens tridimensionais da vasculatura ocular. Pequenas lesões podem ser identificadas, medidas e acompanhadas com esta técnica. Limitações e Artefatos
- As opacidades de meios podem levar à atenuação de sinal e ao artefato de sombreamento.
- Exame extremamente sensível ao movimento e requer colaboração do paciente.
- Quantidades muito baixas de fluxo sanguíneo próximas ao limiar do dispositivo podem não ser detectadas