Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Sábado, das 08h00 às 12h00
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Sábado, das 08h00 às 12h00
Blog

Saúde ocular infantil: cuidados com a visão dos pequenos na volta às aulas

O inicio do ano letivo é uma ótima oportunidade para realizar um check-up oftalmológico nas crianças!

De acordo com o último relatório de Saúde Ocular no Brasil, publicado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, existem 15 milhões de crianças em idade escolar com erros de refração (miopia, astigmatismo e hipermetropia), que causam dificuldade para enxergar e podem interferir no aproveitamento do estudante. Cerca de 10% das crianças, com menos de quatro anos, necessitam de óculos. O número chega a 20% entre crianças até 10 anos e 30% para o grupo de adolescentes. Porém, na fase escolar, é raro a criança relatar espontaneamente que não enxerga bem.

Muitas vezes, o problema é descoberto pelo professor, que observa sinais como lacrimejamento, olhos vermelhos aos esforços visuais, “apertar” os olhos para enxergar de longe, falta de atenção para leitura da lousa, letra feia, dor de cabeça, entre outros sinais ou sintomas. A maioria das crianças não sabe quando não enxergam bem. Elas acreditam que não enxergar bem de longe ou mais embaçado seja normal.

Esses problemas podem ser corrigidos ou estabilizados quando detectados precocemente. Por isso, é recomendada uma avaliação oftalmológica no primeiro ano de vida. Dependendo dos achados nos exames, as avaliações seguintes poderão ser feitas aos 3 e 5 anos. Como a criança está crescendo, o olho também está crescendo. Por isso, essa avaliação deve ser anual ou a cada 2 anos, em casos de normalidade da visão. Em caso de disfunção, este espaço de tempo pode ser menor, dependendo da recomendação médica.

Portanto, caríssimos pais, crianças que nunca fizeram o exame oftalmológico devem ser examinadas, tão logo que possível. E porque não se aproveitando o período que antecede a volta às aulas, para que possam desfrutar de um ano letivo com saúde ocular de qualidade?

Fique atento à visão e à saúde do seu filho!