Quais são os sintomas do descolamento de retina?

Descolamento de retina é a separação da retina da sua última camada. A retina é composta de 10 camadas. A separação da nona com a décima camada, ou seja, a separação desse tecido é que leva ao descolamento de retina. O sintoma principal é a diminuição, inicialmente, do campo de visão progredindo da periferia para o centro, como se fosse uma mancha, como se fosse uma cortina descendo ou se fechando num teatro. Pode ser de baixo para cima, do lado ou do outro lado, ou de cima para baixo, ou até obliquamente também pode ocorrer, até atingir o centro da visão. Esse é o principal sintoma de descolamento de retina.

No entanto, existem alguns sintomas que podem indicar o risco de vir ocorrer o descolamento de retina, como por exemplo, opacidades flutuantes e flashes de luz, mais relacionadas ao descolamento do vítreo do que ao descolamento de retina, mas são sintomas importantes que requerem exames para verificar se o paciente está com predisposição a desenvolver o descolamento de retina ou se está com o descolamento de retina. Quando ele se instala, o que ocorre é a diminuição do campo de visão, até que esse campo de visão atinja o centro da retina, o centro da mácula, portanto, com turvação da nitidez, perda de visão das cores e até distorção da imagem, numa fase em que o descolamento já atingiu a região central.

Esses são os sintomas do descolamento de retina.