Quais sintomas da retinopatia diabética
A Retinopatia diabética na sua fase inicial, depois de alguns anos que o paciente apresenta a diabetes pode evoluir de maneira muito variável. No inicio pode não haver nenhum sintoma, o paciente inclusive pode ter visão absolutamente normal, mesmo como problema ocorrendo no fundo do olho e progredindo silenciosamente as vezes até gravemente.
Então é importante que os exames sejam periódicos e preventivos para detecção de alterações que possam ser tratadas numa fase inicial com melhor prognostico. Deve-se evitar, portanto, a acomodação de se achar que o controle da diabetes está bem que o problema no fundo do olho não vai evoluir porque só mesmo verificando para se ter certeza.
Os controles então devem ser feitos periodicamente, nas mulheres, nos homens, nos diabéticos insulino dependentes ou naqueles que não necessitam de insulina, nas grávidas também porque tem uma tendência de piorar o problema do fundo do olho e naqueles pacientes que tem mal controle, mais rigoroso ainda deve ser o exame periódico do fundo do olho para se detectar alterações que ao serem tratadas vão impedir a piora e as complicações.