Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Sábado, das 08h00 às 12h00
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Sábado, das 08h00 às 12h00

Os óculos de grau têm prazo de validade?

Quando se trata de óculos de grau, trata-se de um companheiro de praticamente uma vida inteira. Por isso, quando falamos de um item que vai nos acompanhar por boa parte do dia, é necessário tomar certos cuidados. 

Uma dúvida que surge muito entre usuários de óculos de grau é se esses acessórios possuem algum tipo de prazo de validade e, se sim, de quanto em quanto tempo trocar os óculos de grau? Há um prazo de validade das lentes? Isso varia de cada paciente ou segue um padrão para todos os usuários? Vamos esclarecer essas dúvidas. 

A resposta é não, mas com algumas ressalvas. As lentes dos óculos não têm uma validade determinada. Porém, elas sofrem desgastes com o tempo de uso, e os olhos precisam fazer exames periódicos. Há sinais e sintomas que podem mostrar que, eventualmente, é chegado o momento de passar em consulta oftalmológica e confirmar o momento da troca. 

Fique atento (a) quando: 

  • Os óculos estão desalinhados do seu rosto; 
  • Você tira e coloca os óculos constantemente, devido ao desconforto e sensação que enxerga melhor sem eles; 
  • Olhar por cima das lentes; 
  • Vistas cansadas e dor de cabeça; 
  • Perceber as lentes dos óculos já gastas; 
  • Os óculos começam a pesar na região do nariz; 
  • Peso da armação nas orelhas; 
  • Visão desfocada; 
  • A estética já não combina com seu look, etc. 

 

Recomenda-se que façam exames semestrais em adolescentes e crianças usuárias de lentes corretivas e uma vez por ano em adultos sem outras doenças oculares. Isso porque apesar de algumas pessoas manterem um grau estável por diversos anos e desta forma a prescrição também durar por esse longo período, outras podem ter mudanças em cerca de 6 meses ou até menos. Não existe uma regra fixa sobre como e quando o grau se modifica, há diversos fatores que podem influenciar a mudança, como por exemplo: crescimento natural do olho de uma criança, mudança na acomodação, catarata, diabetes mellitus mal controlado, alteração de curvatura da córnea, entre outros. 

Prazo de validade não há, pois o ideal é que cada caso deva ser avaliado de forma individual e o retorno programado junto com o seu oftalmologista.