Olho Seco – Tratamentos

Olho Seco – Tratamentos

Dependendo da intensidade dos sintomas e da gravidade dos sinais, o oftalmologista vai então definir qual a estratégia de tratamento para um paciente com olho seco. Ele pode iniciar apenas com reposição da lagrima com vários produtos que existem a disposição da nossa clinica oftalmológica ou pode também utilizar medicamento que diminuam a inflamação, que façam a limpeza da pálpebra de forma adequada, porque a gordura depositada nos cílios pode também agravar as alterações e os sintomas de olho seco.

Podemos na sequência de tratamento de um paciente com olho seco, dependendo de a gravidade indicar também a modificação do uso crônico de medicamentos, porque pacientes com olho seco as vezes já utilizam medicações cronicamente, por exemplo para glaucoma. Então são pacientes que precisam ter uma revisão das suas medicações, na sequência de tratamento podemos sofisticar mais o tratamento utilizando o recurso de um colírio de soro autólogo. Soro autólogo nada mais é do que um colírio que nós fazemos a partir do sangue de cada indivíduo. Nós encaminhamos o paciente para um determinado laboratório, esse laboratório então prepara a partir do sangue de cada paciente um colírio de soro autólogo. Esse é recurso fantástico para alguns casos graves de olho seco que não se beneficiam com apenas a reposição da lagrima pelos produtos comerciais e também não se beneficiam com a diminuição da inflamação.

Temos a possibilidade também de usar medicamentos tipo a ciclosporina, que é uma medicação utilizada para que nós possamos induzir a produção de mais lagrimas pela glândula lacrimal. Ciclosporina é um recurso também muito interessante para alguns pacientes quando eles têm uma diminuição da produção da camada aquosa do filme lacrimal, e esses indivíduos então vão utilizar cronicamente, pelo menos duas vezes ao dia, o colírio de ciclosporina. Ele não tem o efeito imediato, mas tem um efeito a longo prazo bastante interessante.

Podemos no paciente com olho seco também fazer oclusão do ponto lacrimal. Oclusão do ponto lacrimal é um recurso que nós utilizamos para manter mais tempo a lagrima que é produzida de forma diminuída na superfície ocular protegendo então melhor a córnea conjuntiva.

Como vocês podem perceber temos várias situações diferentes para cada paciente e vamos utilizar o melhor recurso para cada indivíduo em casa situação. Mas um recurso muito interessante para tratar o olho seco é o uso de lentes de contato, podemos utilizar tanto lente de contato gelatinosa, como lente de contato do tipo escleral, que é uma lente que mantém uma quantidade de líquido em contato com a superfície ocular bastante importante para que essa superfície ocular se mantenha íntegra.

Então, o recurso da lente de contato parece incoerente com o diagnóstico de olho seco, mas ele pode também ser utilizado.

TV Ceosp

×
Olá, quero marcar uma consulta!