Olho Seco – Sintomas e Avaliação

Mais um recurso muito interessante para tratar o olho seco é o uso de lentes de contato. Podemos utilizar, tanto lente de quanto gelatinosa, como lente de contato do tipo escleral, que é uma lente que mantém uma quantidade de líquido em contato com a superfície do ar. Bastante importante para que essa superfície do ar se mantenha integra. Então, o recurso da lente de contato parece incoerente com o diagnostico de olho seco, mas ele pode também ser utilizado.

O médico vai examinar a anatomia da pálpebra, a anatomia da superfície ocular, com integridade da córnea, integridade da conjuntiva. Vai avaliar também quanto tempo o filme lacrimal leva para evaporar. Quando existe uma evaporação excessiva do filme lacrimal o tempo de evaporação é muito curto e os sintomas aparecem.

O médico também vai avaliar quanto de produção do filme lacrimal existe para cada olho, isso é feito através de alguns testes no próprio consultório oftalmológico. Existem também aparelhos que medem a integridade das glândulas de meibômio, que são glândulas capazes de produzir gordura que são também importantes para integridade do filme lacrimal.

Nós com toda essa avaliação e toda essa propedêutica do filme lacrimal, podemos definir se para cada individuo o olho seco é mais do tipo evaporativo, é mais do tipo deficiência da camada aquosa do filme lacrimal ou é um tipo misto. E avaliando este diagnostico é que nós vamos definir qual o melhor tratamento pra cada caso.