Catarata

O que é a Catarata?

A Catarata é uma doença ocular causada pela perda de transparência do Cristalino, que é a lente natural do olho, responsável por nos fazer enxergar a diferentes distâncias, que começa a ficar opaco. Aos poucos, a visão vai embaçando, até que a pessoa comece a enxergar somente vultos e luzes, podendo chegar até a cegueira. A Catarata é responsável por mais da metade dos casos de cegueira do mundo e possui quatro tipos diferentes: Senil, Traumática, Secundária e Congênita.

O que causa a Catarata?

São diversos os motivos que podem provocar a Catarata, alguns deles são:

• A idade (pessoas com mais de 65 anos tem tendência a desenvolver a doença);
  • Exposição direta e sem proteção ao Sol;
  • Uso de corticóides;
  • Inflamações e lesões oculares;
  • Doenças como Diabetes e Hipertensão;
  • Miopia elevada,
  • Histórico familiar;
  • Alcoolismo e Tabagismo;
  • E outras doenças oculares como o Glaucoma e Uveíte.

Quais são os sintomas da Catarata?

A Catarata pode ou não manifestar sintomas. Inclusive, muitas pessoas só descobrem a doença quando já estão em um estágio avançado, pois não tiveram nenhum sintoma. Porém, nos casos onde a doença apresenta sintomas, são os seguintes:

• Alteração da visão de cores;
  • Redução da sensibilidade ao contraste;
  • Sensibilidade à luz (também conhecida como Fotofobia);
  • Visão embaçada.

Quais são os tipos de Catarata?

É possível desenvolver quatro tipos diferentes de Catarata, sendo que todas elas têm suas características e suas subdivisões, conforme abaixo:

Catarata Senil

É o tipo mais comum e está relacionada à idade. Esse tipo de Catarata ocorre com o envelhecimento do Cristalino ao longo dos anos, causando sua perda de transparência, impedindo o paciente de exercer suas atividades cotidianas. A Catarata Senil ainda é subdividida em três tipos distintos:

Catarata Nuclear

É formada no centro do Cristalino, tornando o núcleo do olho turvo ou opaco e deixando uma coloração amarelada ou amarronzada;

Catarata Cortical

Aparece em volta das extremidades do núcleo em forma de cuia;

Catarata Subcapsular Posterior

Ocorre na parte de trás do Cristalino e causa embaçamento visual logo no início de sua formação.

Catarata Traumática

A Catarata Traumática é causada por alguma lesão ou trauma ocular, como: contusões, perfurações ou descargas elétricas.

Catarata Secundária

Já a Catarata Secundária, pode ser uma consequência de doenças oculares inflamatórias, como: Uveíte, Glaucoma Agudo e uso de medicamentos contendo esteroides.

Catarata Congênita

Esse tipo de Catarata é encontrada em bebês, logo após o seu nascimento, ou durante o seu primeiro ano de vida. Ela pode se desenvolver por meio de mutações genéticas, anormalidades cromossômicas, em casos de infecções durante a gravidez ou devido ao abuso de álcool ou drogas. Ela pode ou não apresentar sintomas, e pode ser removida, caso venha a interferir na visão do bebê.

Como tratar a Catarata?

Para curar a Catarata é necessário fazer uma cirurgia rápida e relativamente segura. A operação dura entre 15 e 30 minutos, e consiste na substituição do Cristalino por uma lente artificial, feita sob medida, com grau calculado para o tamanho e formato do olho. O paciente recebe alta no mesmo dia, e a recuperação completa ocorre já nas primeiras semanas.

Como prevenir a Catarata?

A prevenção é sempre a melhor escolha!

Por isso, use sempre óculos escuros de qualidade com proteção UVA/UVB e jamais olhe diretamente para o Sol.   O uso de colírios sem prescrição médica, principalmente os que contêm corticoide na fórmula, pode também causar Catarata. Por isso, consulte sempre um profissional.

É preciso também consultar regularmente com um Oftalmologista para realizar exames de rastreamento e identificar a doença logo no início, para, se possível, evitar que ela evolua para o estágio da Cegueira.

Gostou desse artigo?

Compartilhe nas suas redes sociais e comente o que você achou!

Até a próxima!