O Funcionamento do Olho

O FUNCIONAMENTO DO OLHO

Quando o olho não apresenta nenhuma deficiência, a imagem dos objetos, próximos ou distantes, forma-se sobre a retina. O cristalino muda sua forma em função das distâncias, a fim de reproduzir uma imagem nítida: é o chamado poder de acomodação. A acomodação funciona desde uma distância de alguns centímetros até aproximadamente 6m.
Quando a imagem não se forma sobre a retina, a visão é desfocada.
Na miopia, a imagem se forma antes da retina causando uma dificuldade maior para longe.
Na hipermetropia, a imagem de forma atrás da retina, causando mais dificuldade para perto.
No astigmatismo, a imagem é desfocada tanto para longe como para perto, em geral por uma alteração de curvatura da córnea (astigmatismo corneano).

 

olho_normal1

 

MIOPIA

O que é?
O míope não enxerga com nitidez de longe, mas muito bem de perto. Por isso, tem como característica preferir atividades próximas, como leitura e trabalhos manuais.
Primeiros sinais
Você franze os olhos para ver com nitidez de longe? Passa por seus amigos na rua sem os reconhecer? Não consegue ler as placas na rua, a não ser que esteja bem perto? As crianças escrevem com o nariz colado no caderno, ou tropeçam e caem com freqüência? O rendimento escolar tem sido fraco? Estes podem ser sinais de miopia e uma visita ao oftalmologista é necessária.
Detalhes sobre os óculos
A miopia é corrigida com lentes negativas, que são mais espessas nas bordas do que no centro. As armações mais indicadas para os míopes são as de menor diâmetro.

 

olho_miope2

 

HIPERMETROPIA

O que é?
O hipermétrope tem mais dificuldade em enxergar de perto do que de longe.
Primeiros sinais
Fadiga ocular e dores de cabeça? O esforço permanente para enxergar bem, pode ser a causa destas manifestações, mais freqüentes no fim de tarde e depois da aula ou trabalho.
Detalhes sobre os óculos
As lentes para correção da hipermetropia são positivas, mais espessas no centro do que na borda. Em graus mais altos as armações de aro fechado são as mais indicadas para disfarçar as bordas.

 

olho_hipermetrope3

 

ASTIGMATISMO

O que é?
O astigmata geralmente não enxerga bem de perto nem de longe. Não tem a percepção nítida dos contrastes entre as linhas verticais e oblíquas.
O astigmatismo pode associar-se com outras anomalias visuais como a miopia, a hipermetropia ou a presbiopia.
Primeiros sinais
O astigmata confunde os símbolos próximos, como H, o M e o N ou ainda o 8 e o 0. Combinado com a miopia ou a hipermetropia, o astigmatismo pode provocar fadiga ocular ou dor de cabeça. É comum a queixa de dificuldade de seguir uma linha de um texto.
Detalhes sobre os óculos
Valem as regras para miopia e hipermetropia, evitando-se apenas armações arredondadas.

 

olho_astigmata

 

PRESBIOPIA

O que é?
A presbiopia, chamada de vista cansada, é uma alteração natural da visão que ocorre com todas as pessoas a partir dos 40 ou 45 anos. O cristalino perde a elasticidade, e a capacidade de acomodação resultando em uma crescente dificuldade para ver bem de perto. Primeiros sinais Os seus braços já não são suficientemente compridos para poder ler o jornal ou o menu no restaurante? Seus filhos “implicam”com você, ao vê-lo (a) tentando ler o preço na etiqueta dos produtos? Aproxima-se mais da luz para ler? Não consegue ler a bula dos remédios? São os primeiros sintomas da presbiopia ou vista cansada. Se você é míope muitas vezes é melhor ler sem óculos. Detalhes sobre os óculos Embrora todas as lentes para presbiopia tenham por objetivo proporcionar a recuperação da visão de perto, intermediária e longe, nem todas conseguem isso. A lente mais completa para a correção da presbiopia é a lente progressiva pois permite correção a todas as distâncias distâncias sem traço divisório. Para que seja confortável, a lente progressiva tem que ser de boa qualidade. Existem, também, as lentes só para perto e de meia distância, que são usadas para leitura ou no escritório, não servindo para todas as atividades diárias.

 

olho_presbita

×
Olá, quero marcar uma consulta!