Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Sábado, das 08h00 às 12h00
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Sábado, das 08h00 às 12h00

Moscas Volantes e Flashes

O QUE SÃO MOSCAS VOLANTES

Algumas vezes você pode ver pequenas manchas ou nuvens movendo-se no seu campo de visão. Elas são chamadas “moscas volantes”. Você também pode vê-las, quando estiver olhando para uma superfície em segundo plano, como uma parede branca ou um céu azul. As “moscas volantes” são, aglutinações de gel ou células dentro do vítreo, a geléia límpida como fluido que normalmente preenche o interior do seu olho.

 

ANATOMIA DO OLHO

Embora as “moscas volantes” pareçam estar em frente do olho, elas estão, na verdade, no fluído do vítreo no interior do olho. O que você vê, são as sombras que se moldam na retina, a chamada no fundo do olho que permite que você enxergue. As “moscas volantes” podem ter diferentes formatos: pequenos pontos, círculos, linhas, nuvens ou redes semelhantes às teias de aranhas, ou outros aspectos bizarros.

 

QUAL É A CAUSA DAS “MOSCAS VOLANTES” ?

O gel vítreo pode ficar muito espesso, formando opacidades ou linhas e ser afastado da parede do fundo do olho, causando um descolamento posterior de vítreo. Esta é a causa comum das “moscas volantes”. O descolamento posterior de vítreo é mais comum em pessoas que:

  • têm mais de 50 anos de idade;
  • são míopes;
  • submeteram-se à cirurgia de catarata;
  • submeteram-se à aplicação de laser YAG;
  • tiveram uma inflamação dentro dos olhos.

A aparência das “moscas volantes” pode ser alarmante, especialmente quando elas se desenvolvem rapidamente. Você deve procurar um oftalmologista imediatamente, se subitamente desenvolver sintomas de novas “moscas volantes”

 

AS “MOSCAS VOLANTES” SÃO PROBLEMAS GRAVES?

Se o gel vítreo se retrair, a retina pode se ferir. Isto, algumas vezes, causa uma pequena quantidade de hemorragia que pode aparecer como novas opacidades. Uma lesão na retina pode levar ao descolamento de retina. Você deve procurar seu oftalmologista tão logo quanto possível:

  • se “moscas volantes” aparecerem de repente;
  • quando enxergar subitamente flashes de luz;
  • se notar perda da visão lateral.

O QUE PODE SER FEITO A RESPEITO DAS “MOSCAS VOLANTES” ?

 

As “moscas volantes” podem atrapalhar o caminho da visão, o que pode ser muito irritante, especialmente se você estiver tentando ler. Pode-se tentar movimentar os olhos, olhando para cima e para baixo, para remover as “moscas volantes” do caminho. Enquanto algumas podem permanecer na sua visão, outras tornar-se-ão menos perceptíveis com o passar do tempo. Mesmo se você teve algumas “moscas volantes” por anos, você deve fazer um exame de visão imediatamente, se notar que novas “moscas volantes” apareceram.

 

O QUE CAUSA FLASHES DE LUZ?

Quando o gel vítreo traciona a retina, você pode enxergar o que parece ser flashes de luz ou faísca de luz. Você pode ter tido uma sensação semelhante, se você já sofreu uma pancada no olho e viu “estrelas”. Os flashes de luz podem desaparecer por diversas semanas ou meses. Quando você ficar mais velho, é mais comum ter esse sintoma. Se você notar a súbita aparição de flashes de luz, você deve procurar seu oftalmologista imediatamente, para ver se a retina está ferida.

 

ENXAQUECA

Algumas pessoas têm experiência com flashes de luz que aparecem como linhas irregulares ou “ondas de calor” em ambos os olhos, freqüentemente com duração entre 10 a 20 minutos. Estes tipos de flashes são usualmente provocados por um espasmo dos vasos sangüíneos no cérebro. Se surgir dor de cabeça a seguir, caracteriza-se uma cefaléia chamada de enxaqueca. Entretanto, as linhas irregulares ou “ondas de calor” podem ocorrer sem a enxaqueca. Neste caso, os flashes de luz são chamados de enxaqueca oftalmológica.

 

COMO SEUS OLHOS SÃO EXAMINADOS?

Quando um oftalmologista examina seus olhos, suas pupilas serão dilatadas com colírio. Durante este exame indolor, seu oftalmologista observará cuidadosamente a retina e o vítreo.
As “moscas volantes” e os flashes de luz se tornam mais comuns quando ficamos mais velhos. Nem todas as “moscas volantes” e flashes são problemas graves, contudo você deve sempre fazer um exame oftamológoico, para se certificar que não há dano na retina.