Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Sábado, das 08h00 às 12h00
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Sábado, das 08h00 às 12h00
Blog

Lentes de contato requerem mais cuidado no verão?

O verão está chegando e logo lembramos que esse período requer cuidados redobrados com a saúde, como a proteção da pele e a hidratação do organismo. É importante ressaltar que os olhos também merecem atenção nessa época, principalmente quando se faz uso de lentes de contato.

Algumas pessoas não abrem mão das lentes, seja por uma questão estética, por mais conforto com o uso ou por melhor acuidade visual com elas. Porém, a lente de contato necessita de cuidados especiais, especialmente para quem não perde a oportunidade de entrar em piscinas, mar ou cachoeiras, durante o verão.

O contato do olho com água contaminada por bactérias, cloro e até filtro solar, pode causar uma infecção na córnea ou uma conjuntivite tóxica. Entrar na água do mar ou de piscina usando lente aumenta o risco de contrair acanthamoeba, um parasita que dificilmente é controlado com medicamentos. Já durante o sono, a produção lacrimal diminui e a falta de oxigênio na córnea aumenta o risco de irritação e inflamação ocular. Portanto, dormir com lentes de contato não é recomendado.

Em viagens de avião, o ideal é utilizar os óculos, pois, nas aeronaves, o ar torna-se mais seco. Caso as lentes sejam indispensáveis, deve-se procurar o oftalmologista, para adequada orientação e prescrição de colírios lubrificantes.

Deve-se também atentar para os cuidados básicos de higiene, forma de manuseio e prazo de validade das lentes. É importante lavar bem as mãos antes de manuseá-las, bem como utilizar bancada igualmente limpa. As lentes não devem ser limpas com água ou água boricada, em nenhuma hipótese. Deve-se usar produtos específicos para limpeza de lentes de contato prescritos pelo seu oftalmologista.

No mundo todo, a maior causa de contaminação da córnea é o mau uso de lente de contato. No Brasil, não é diferente. Por aqui, 65% das complicações são causadas por má higienização, armazenamento incorreto e uso de lente vencida.

É importante enfatizar que a adaptação de lentes de contato deve ser feita pelo médico oftalmologista, pois ele irá avaliar se há indicação de uso e qual o tipo adequado de lente para cada paciente.