Especialista explica o que é degeneração macular e qual tratamento

drfarah

foto1

A palestra “Degeneração Macular relacionada à idade” foi uma atividade da Coordenadora Social, realizada na Sede Social, em 5 de outubro. O coordenador, Paulo Lucas Basso, representando também o presidente da AFPESP, Antônio Carlos Duarte Moreira, saudou o palestrante professor doutor Michel Eid Farah, oftalmologista livre-docente da Unifesp, que apresentou seu trabalho para uma plateia atenta e comunicativa.

Dr. Farah iniciou explicando como funciona a visão e as funções de cada órgão do globo ocular. De forma didática mostrou como a degeneração macular acontece, sendo considerada uma doença comum em pessoas de mais idade, mas que nos últimos tempos, por conta de poluição, luz excessiva, vem atingindo uma população mais jovem.

A degeneração macular tem tratamento, se diagnosticada em sua fase inicial, que pode incluir um composto de vitaminas ou de injeções, porém, não tem cura.

O médico ainda respondeu a outros questionamentos da plateia sobre catarata, glaucoma e diabetes. Uma das participantes, Maria Chorro dos Santos, descobriu que tem predisposição para a degeneração macular e já faz tratamento. “Num outro exame ocular o médico notou algumas drusas, que são como cristais. Em exame mais específico comprovaram que estes cristais são indicativos de futura degeneração. Fiquei em pânico, mas agora com o tratamento tenho mais controle da doença”.

Material Informativo

×
Olá, quero marcar uma consulta!