Doenças Oftalmológicas relacionadas a idade

Postado em

A “melhor idade” não é tão generosa com nossos olhos…
Em homenagem ao Dia do Idoso, vamos falar sobre as principais doenças relacionadas à visão nessa fase da vida, seus sintomas e tratamentos.

Catarata
A catarata é a maior causa de cegueira reversível no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, e aparece com mais frequência a partir dos 40 anos de idade. Ela atinge o cristalino, nossa lente intra-ocular, deixando a visão embaçada, com pouco contraste e alteração nas cores. Na cirurgia, a catarata é substituída por uma lente artificial, podendo recuperar 100% da visão.

Síndrome do Olho Seco

A Síndrome do Olho Seco é uma doença que ocorre quando o olho produz pouca ou nenhuma lágrima, podendo ser causada por diversos fatores, incluindo o envelhecimento natural do olho — principalmente em pessoas acima dos 50 anos.
Seus principais sintomas são ardência, olhos vermelhos, coceira, dor nos olhos, visão embaçada, sensibilidade à luz (fotofobia), sensação de areia nos olhos e até lacrimejamento.
O tratamento consiste no controle de ambientes adversos, bem como na mudança de hábitos pouco saudáveis, e na utilização de lubrificantes oculares. Para a eficácia das medidas, o acompanhamento do oftalmologista é indispensável.

Glaucoma

Considerada a principal causa de cegueira irreversível no mundo pela OMS, o glaucoma é uma doença crônica e progressiva que afeta diretamente o nervo óptico. Ela costuma ocorrer com mais frequência a partir dos 40 anos.
A doença é assintomática no início, sendo apenas percebida em exames de rotina. Nos estágios mais avançados há uma perda importante de campo visual periférico, evoluindo para cegueira total.
O tratamento do glaucoma consistem em estabilizar a doença, impedindo uma maior perda de visão.

Presbiopia

A presbiopia, ou vista cansada, é um dos principais problemas que podem surgir com o envelhecimento: costuma ocorrer a partir dos 40 anos de idade e se consolidar aos 60. Ela se caracteriza por uma dificuldade em focalizar objetos próximos.
Quando ignorada, a condição pode provocar dores de cabeça e fadiga. A correção da presbiopia pode ser alcançada por meio da utilização de óculos ou lentes de contato.

Retinopatias

A retinopatia é um termo usado para designar aquelas doenças que acometem o fundo do olho. A causa mais comum da perda de visão em pessoas acima de 60 anos é a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), uma doença degenerativa da retina que provoca a perda progressiva da visão central. Existem outras doenças que podem afetar o fundo do olho. São, muitas vezes, causadas por bloqueios de aporte sanguíneo nos vasos que nutrem esse tecido, a partir de doenças sistêmicas como a diabetes e pressão alta.

Esses exemplos ilustram a importância de ter um oftalmologista de confiança para realizar as consultas de rotina. Invista na saúde de seu olhos!