Diabetes e Oftalmologia

A Retinopatia diabética é a doença ocular mais comum causada pela diabetes,. Saiba quais são os sintomas e como tratar.

O que é e como se desenvolve a Retinopatia Diabética?

A Retinopatia Diabética é uma alteração dos vasos sanguíneos que nutrem a retina, que é o tecido interno do olho responsável pela formação da imagem. A Retinopatia está relacionada a diabetes, pois os portadores dessa doença têm um descontrole dos níveis de glicose do sangue, a chamada hiperglicemia, aonde os vasos sanguíneos se fecham levando ao aparecimento de hemorragias e falta de oxigênio, podendo até mesmo causar perda total da visão.

Quais são os tipos de Retinopatia Diabética?

Essa doença pode ser de dois tipos: a Não Proliferativa (RDNP) e a Proliferativa (RDP). O primeiro tipo é considerado a fase inicial da doença, quando os vasos do fundo do olho estão danificados e causam hemorragias e vazamento de liquido na retina.
Já a Retinopatia Diaética Proliferativa (RDP) é o tipo que apresenta o maior risco da perda da visão do paciente. Os vasos da retina ficam obstruídos e não conseguem trazer os nutrientes necessários para o fundo do olho, podendo ocorrer sangramentos e outras alterações mais graves como: Hemorragia Vítrea (vasos anormais sangram, opacificando o interior do olho, o que causa embaçamento visual); Descolamento da Retina Tradicional (cicatrizes que causam um buraco na retina e levam ao descolamento da mesma) e o Glaucoma Neovascular (vasos anormais crescem e levam ao aumento da pressão no olho, machucando o nervo óptico e causando cegueira irreversível e dor ocular).

O que pode provocar a Retinopatia Diabética? Como posso fazer a prevenção da doença?

O fator principal para o surgimento da doença seria a diabetes, ou seja, o descontrole da taxa de glicemia, mas outros fatores como o tabagismo, gravidez, dislipidemia e hipertensão arterial podem agravar o quadro.
A melhor forma de se identificar a doença é através do exame de fundo de olho de rotina. Antes mesmo de os sintomas aparecerem, a doença pode ser identificada e maiores serão as chances de o paciente não perder a visão. Recomendamos que as pessoas portadoras de diabetes façam o exame ao menos uma vez por ano para prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Quais são os sintomas da Retinopatia Diabética?

A doença pode ser não ter sintomas visuais no início. Quando presentes, os mais comuns são: embaçamento e manchas na visão.

Como é feito o tratamento da Retinopatia Diabética?

Acompanhamento clinico para controle da diabetes é indispensável. O oftalmologista pode realizar tratamentos com laser (fotocoagulação), injeção intraocular de corticoide ou anti-VEGF e até cirurgia, sempre tentando reduzir o impacto das principais alterações da Retinopatia Diabética na visão.

Recomendamos que sejam feitos exames de rotina para prevenção do surgimento da Retinopatia diabética ou outras doenças oculares.
Até a próxima!