Centro Oftalmológico São Paulo

Ceratocone


Pergunta:Ola Dr. estou com Ceratocone, e tenho algumas dúvidas, um paciente com Ceratocone de 55 no olho Direito e 50 no olho esquerdo pode fazer a cirurgia do anel de Ferrara nos dois olhos? O anel de Ferrara impede o transplante futuramente? As lentes esclerais impedem uma futura cirurgia?

Resposta:Tudo depende da espessura da córnea e não só da curvatura. O anel pode modificar a evolução do cone, mas não será um impedimento para o trasplante de córnea.


Pergunta:Boa tarde Dr. eu tenho um sobrinho que tem Ceratocone, mas acredito que el não irá conseguir usar uma lente para acorreção pois ele é portador de síndrome de Willians. E hoje ele se encontra com uma especie de cegueira, pois eleteve caxumba onde atacou os nervos da face e os nervos do olho no qual ele tem o Ceratocone e houve uma infiltração lagrimal então a membrana da córnea esta toda para fora.

Resposta:Na caxumba é possível que pelo esforço de tossir ele tenha tido uma ruptura de uma das camadas da córnea e tem um problema chamado hidrópsia. Ele pode ser tratado e melhorar para depois decidir como será corrigida a visão com cirurgia ou não.


Pergunta:Bom dia Dr. Estou pesquisando sobre uma possível realização da cirurgia refrativa. Tenho Astigmatismo 1,75 no olho esquerdo e 2,25 no direito. Gostaria de uma opinião ou um conselho, se realmente vale a pena fazer esse tipo de procedimento. Realizei uma breve pesquisa na internet, e segundo a maioria dos comentários, pode haver complicações, fragilização da córnea e volta do Astigmatismo. Tenho um pouco de irritabilidade nos meus olhos e uso colírio para aliviar. O meu maior medo é que a cirurgia prejudique meu caso.

Resposta:Seu médico deve avaliar qual o risco que você corre, baseado na análise das medidas da córnea e não só no grau da miopia. A cirurgia quando bem estudada é bastante segura.


Pergunta:Dr. tenho Ceratocone nos dois olhos e meu médico disse que só existe a lente rigida, e no vídeo você diz que existe a gelatinosa, gostaria saber se existe mesmo.

Resposta:Sim, existe lente gelatinosa.


Pergunta:Ouvi de uma amiga que o Ceratocone pode ser removido com cirurgia plástica. É verdade?

Resposta:Não é verdade. O cone pode ser tratado com transplante de córnea, que remove a área de menor curvatura da córnea.


Pergunta:Olá Dra. parabéns pelo projeto. A senhora falou da manifestação do Ceratocone na puberdade. Fui diagnósticado com 25 anos. Minha primeira oftalmologista disse que estava na fase inicial e que disse para fazer o acompanhamento. Agora estou com 27 anos e estou sem convênio médico e por esse motivo não estou acompanhando, mas devido a minha perda de visão estou certo que a doença evoluiu. Existe uma idade certa para se fazer o tratamento?

Resposta:O tratamento pode ser feito com qualquer idade.


Pergunta:Boa tarde. Fui diagnosticada com Ceratocone, tenho 40 anos, fiz um exame com oftalmo há 3 anos e descobri que também tenho astigmatismo e que nada poderia ser feito, porém fui a outro oftalmo que me explicou que era o ceratocone e me indicou lente de contato rígida, vou obter uma melhora no meu quadro caso decida usar as lentes?

Resposta:Você precisa tentar a lente de contato e acompanhar as mudanças de curvatura da córnea, e caso ocorram, trata-las


Pergunta:Boa tarde Dr. há dois anos fui diagnosticada com Ceratocone, desde então passei a usar lentes rígidas, porém a duas semanas voltei ao médico para um novo exame, e ele percebeu que minhas lentes estavam apertando muito meu olho, então mantei fazer novas lentes, e parece que o ceratocone aumentou. Gostaria de saber sobre a cirurgia e quais são os riscos dela.

Resposta:Se aumentou o cone significa que você ainda está em uma fase de aumento, e não há como saber quando ele irá parar de evoluir. Sugiro a indicação do crosslinking para evitar a evolução do ceratocone.


Pergunta:Quem faz implante de anel de Ferrara pode fazer essas aplicações de crosslink?

Resposta:Sim, pode.


Pergunta:Dr. Tenho astigmatismo muito alto e perdi 30% da visão do olho esquerdo mais nenhum médico cogitou a possibilidade de que eu tenha ceratocone. Faço exames de mapa regularmente e não consigo me adaptar a lente de contato rígida, o que posso fazer?

Resposta:Seu grau pde aumentar mesmo não tendo ceratocone. Para saber ter certeza do diagnóstico suas córneas precisam ser medidas e estudadas.


Pergunta:Descobri que tenho Ceratocone há cerca de 5 anos, e recentemente fui submetido ao implante do anel de Ferrara, até o momento percebi uma melhora na minha visão. Eu preciso me privar de atividades do cotidiano, como usar o computador? Há necedade do uso constante de colírios?

Resposta:


Pergunta:Olá, meu namorado tem ceratocone e o caso dele é muito avançado, mesmo só tendo 17 anos. Com quantos anos a doença para de evoluir? Quais são os riscos de um transplante?

Resposta:Geralmente após os 25 anos, mas vária dependendo do paciente, nós indivíduos atípicos com o hábito de coçar os olhos a doença pode continuar a evoluir depois dessa idade.


Pergunta:Olá Dr. Gostaria de saber se o uso continuo da lente escleral pode causar reversão no quadro de um paciente com Ceratocone.

Resposta:O uso da lente de contato é para corrigir a visão, mas não muda o cone, ou seja não é uma prótese corretiva.


Pergunta:Bom dia Dr. Existe alguma associação de especialistas em Ceratocone? Ou qualquer oftalmologista estaria apto a tratar um caso de Ceratocone?

Resposta:Geralmente são os médicos com especialização em córnea os mais indicados, porém o oftalmologista geral normalmente é treinado para o tratamento e avaliação do Ceratocone.