Check – up oftalmológico e sua importância

Postado em

As redes sociais, para grande parte da população mundial vem se tornando importante ferramenta de informação durante o período de isolamento social. Segundo uma pesquisa da Kantar, marca especializada em pesquisa de mercado, as redes socais, como o Facebook, WhatsApp e Instagram, tiveram um crescimento de uso de 40% na pandemia.
Essa imersão tem sua devida importância para o momento, porém, o risco de aumento de problemas oftalmológicos pela excessiva exposição à aparelhos eletrônicos é um alerta que muitos oftalmologistas têm levantado.
Sabemos que no ritmo agitado que vivemos, realizar consultas preventivas com seu médico oftalmologista é algo que não é tratado como prioridade para muitos. No entanto, os olhos são uma das partes mais importantes do corpo e merecem devida atenção.

Como é feito o check-up
O check-up ocular é uma avaliação clínica oftalmológica que permite através de exames, como fundo de olho e aferição da pressão ocular, analisar as condições visuais do indivíduo. Realizar o procedimento regularmente é um meio de detectar possíveis doenças em fase assintomática e prevenir complicações de doenças oculares.

Motivos para realizar o Check-up Oftalmológico
Glaucoma
O glaucoma é uma condição comum, causada, na maioria das vezes, pelo aumento da pressão intraocular. É uma doença silenciosa que só apresenta sintomas quando a condição já progrediu para um estágio avançado. Visitar seu oftalmologista regularmente irá garantir que ele faça exames e detecte a condição em seus estágios iniciais, a fim de iniciar o tratamento e ajudar a evitar danos permanentes.

Alterações na visão não percebidas
Muitas vezes não identificamos alterações em nossa visão, entre elas a necessidade do uso de óculos ou lentes de contato. Em outros casos, não percebemos que nossa prescrição atual precisa ser avaliada e alterada. Ao consultar seu oftalmologista, será possível identificar mudanças em sua visão, tratando-as adequadamente.

Diagnósticos de outras doenças
Os olhos fornecem muita informação sobre nós, não só emocionalmente, mas também fisicamente. Várias condições perigosas podem ser identificadas através da nossa visão, entre elas diabetes, câncer de pele, colesterol alto, pressão alta, um desequilíbrio hormonal ou até mesmo um tumor cerebral. Se você fizer o check-up, seu oftalmologista pode detectar uma dessas doenças silenciosas e realizar o encaminhamento para o médico especialista, de acordo com a condição identificada.

Quando o check-up deve ser realizado?
Independente da faixa etária, cuidar da saúde ocular e visitar um oftalmologista são importantes para proteger a visão e, por isso, é fundamental que sejam realizados pelo menos duas vezes ao ano. Para as crianças, os exames aos 6 meses, 3 anos e pouco antes do início da vida escolar são essenciais. Fique atento aos problemas visuais que podem ocorrer em cada fase da vida e procure um especialista para orientar sobre a melhor medida preventiva ou sobre o tratamento mais indicado para você e sua família. Cuide-se!