Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Sábado, das 08h00 às 12h00
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Sábado, das 08h00 às 12h00
Blog

Lentes de contato: Uma alternativa confortável e segura em tempos de Covid-19

O Covid-19 ainda nos rodeia, e a orientação das autoridades sanitárias é sair de casa protegido. Higienização das mãos com água e sabão, álcool em gel e uso de máscaras, são indispensáveis na rotina. Se você está cumprindo todas as medidas de segurança e usa óculos, você está enfrentando um dilema.
O uso de óculos de grau junto à máscara de proteção, têm gerado desconforto. As lentes embaçam e a armação disputa espaço com o elástico atrás das orelhas. Ao mesmo tempo, não devemos colocar as mãos no rosto para ajustar algum possível incômodo.
Diante desses obstáculos que os usuários de óculos estão enfrentando, surgem algumas adaptações e alternativas a serem testadas. O uso de uma fita micropore na região superior do nariz para segurar o escape de ar da máscara em direção aos óculos ou colocar um clip por dentro da costura da máscara na parte superior para conseguir moldar a máscara. Estas são algumas idéias que tem surgido nas redes sociais. Mas nenhuma alternativa é tão segura, confortável e eficaz, quanto as lentes de contato.
As lentes de contato estão evoluindo rapidamente, tornando seu uso mais confortável, cada vez mais seguro e com sistemas de manutenção mais prático. Isso às torna um ótimo acessório a ser adquirido pelos usuários de óculos de grau em tempos de pandemia. No entanto, a segurança no uso das lentes de contato, depende muito de acompanhamento médico, assim como do manuseio, manutenção e uso adequando por parte do usuário.
Toda lente deve passar por um processo de manutenção que inclua o uso de produtos adequados, limpeza diária, desinfecção e retirada de depósitos de proteínas. A manutenção correta das lentes é essencial para a preservação das complicações infecciosas, tóxicas e alérgicas, sendo imprescindível para que seu uso seja confortável.

INSTRUÇÃO PARA USO E CONSERVAÇÃO
Abaixo listamos algumas dicas para um uso seguro das lentes de contato:
· Antes de manusear suas lentes, lave bem as mãos com água e sabão;
· Resíduos de sabão, cosméticos, nicotina ou oleosidade, podem danificar e contaminar as lentes;
· Mantenha sempre o ralo na pia ao manipular as lentes;
· Evite deixar a torneira aberta durante o manuseio das lentes;
· Limpe semanalmente o estojo de conservação, com água e sabão. Deixe uma escova exclusivamente reservada para higienizar o estojo e utilize-a durante essa higienização;
· Utilize somente produtos indicados pelo seu oftalmologista para seu tipo de lentes de contato;
· O produto multiuso para limpeza e desinfecção deve ser trocado todos os dias e as lentes devem ser limpas todos os dias após o uso;
· Não utilize água da torneira para limpeza das lentes;
· Toda lente de contato movimenta-se no olho a cada piscar, podendo (em alguns casos) deslocar-se. Caso isso se repita muito ou se a lente sair do olho com frequência, avise seu médico;
· Receita de óculos não é receita de lentes de contato. As características da sua lente são obtidas após um teste especifico;

SINAIS DE ALERTA
É muito importante que você conheça alguns sinais de alerta, diante dos quais você deverá suspender o uso e entrar em contato com seu oftalmologista. São eles:
· Dor persistente, que não melhora com a retirada das lentes;
· Dor que melhora com a retirada das lentes;
· Vermelhidão;
· Embaçamento ou turvação da visão;
· Secreção ocular;

O usuário de lentes de contato deve, de acordo com as recomendações do seu oftalmologista, passar por consultas médicas periodicamente.
As lentes de contato podem ser uma grande aliada da qualidade de vida dos usuários, principalmente diante do cenário atual, desde que utilizadas manuseadas, mantidas e descartadas corretamente com acompanhamento constante de seu oftalmologista. Agende uma consulta e converse com o seu Médico sobre essa possibilidade.