Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Sábado, das 08h00 às 12h00
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Sábado, das 08h00 às 12h00
Blog

Hora de cair na folia e nos cuidados com a visão

Carnaval é época de fantasias criativas, maquiagens coloridas e muito glitter. Porém, poucos se atentam para a aplicação, o uso e a procedência de alguns produtos fundamentais para um carnaval brilhante e colorido. Tomar alguns cuidados básicos com os produtos que utilizamos na nossa maquiagem para o carnavalpode fazer toda diferença e evitar transtornos que possam prejudicar a visão e acabar com a festa.  

O glitter, a purpurina e as pinturas faciais são as queridinhas dos foliões – realmente deixam qualquer produção com ares de festa. No entanto, quando aplicados próximo aos olhos, podem causar arranhões na córnea e ser a porta de entrada para microrganismos que causam, desde uma irritação ocular, até problemas mais sérios. Se o produto cair nos olhos, evite coçar. O recomendado é lavar com água corrente e soro fisiológico. Mas, se os olhos permanecerem irritados, é preciso procurar atendimento médico especializado. 

A utilização do lápis de olho também pode obstruir os orifícios das glândulas de meibômio, que são responsáveis pela secreção de material gorduroso presente na composição da lágrima. Com a obstrução das glândulas, aumentam os riscos de inflamação e infecção local, causando terçol ou blefariteuma inflamação que afeta as pálpebras e provoca, dentre outros sintomas, vermelhidão, descamação da pele ao redor dos olhos e coceira. 

Recomenda-se usar maquiagem de boa qualidade e retirá-las com demaquilantes, além de lavar bem o rosto. Respeitar o prazo de validade dos produtos também é importante. 

O spray de espuma, muito utilizado neste período, também apresenta sério risco para os olhos. Esse tipo de spray possui substâncias como o poliuretano, além de gases para o efeito de spray (gás butano), que podem causar lesões nas mucosas dos olhos. 

Algumas dicas para o folião: 

 Evitar uso de glitters e purpurina na região dos olhos. Se entrar no olho, o paciente pode ter uma lesão na córnea; 

 Não colocar as mãos nos olhos, principalmente se você estiver na rua e não tiver lavado as mãos; 

 Lave as mãos, sempre que possível, com água e sabão; 

 Evite usar toalha de mão de pano. Principalmente em banheiros coletivos, prefira toalha de papel; 

 Se você percebeu que o olho de uma pessoa está vermelho e lacrimejando, convém não a cumprimentar com as mãos ou dar beijos no rosto; 

 Não use óculos escuros e maquiagem de outras pessoas; 

 Não use colírios de outras pessoas, mesmo parentes próximos. O colírio é de uso individual; 

 Use óculos escuros em ambientes abertos, com filtro UVA e UVB. Usar óculos de sol sem proteção contra a radiação ultravioleta (UV) pode afetar seriamente os olhos; 

 Se cair alguma substância em seus olhos, lave abundantemente, de preferencialmente com água filtrada ou soro fisiológico. Se ainda assim, tiver a sensação de corpo estranho nos olhos, procure atendimento oftalmológico o mais rápido possível. 

Felicidade faz bem e cuidar dos olhos também!  

Bom Carnaval!