Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Sábado, das 08h00 às 12h00
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Sábado, das 08h00 às 12h00
Blog

A AIDS pode afetar o olho?

A AIDS pode afetar o olho

A AIDS pode afetar o olho? A AIDS, síndrome da imunodeficiência adquirida, antigamente era uma causa importante de cegueira nos pacientes portadores do vírus HIV e que manifestavam a doença causada pelo HIV com infecções oportunistas.

Hoje em dia com o tratamento bem mais avançado da AIDS e o controle obtido com os medicamentos os pacientes conseguem manter, desde que devidamente tratados, uma imunidade boa, por tanto não apresentam uma baixa de resistência que facilitam infecções oculares. Por exemplo, antigamente muitos pacientes com AIDS ficavam cegos por uma retinopatia ou uma infecção na retina, causada por herpes ou por citomegalovírus.

Hoje em dia essas infecções são muito mais raras, porque o tratamento está muito melhor e as alterações causadas pelas infecções oportunistas, já são muito mais raras e de tratamento muito mais eficaz. É claro que ao longo da vida podem acontecer cronicamente baixas de resistência que são devidamente controladas clinicamente e com isso as infecções também se tornam mais raras e menos graves, podendo ser mais facilmente tratadas e raramente causando cegueira ou deficiência visual importante.