Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Sábado, das 08h00 às 12h00
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Sábado, das 08h00 às 12h00

29 de setembro: Dia Mundial de Retina

No dia 29 de setembro, é comemorado o dia mundial da retina. Essa data tem como objetivos principais informar e conscientizar a população sobre as doenças da retina.

 

O que é a retina?

A retina é uma membrana muito fina e delicada que reveste a superfície interna da parte interna do globo ocular. Nela existem receptores sensíveis que convertem a imagem luminosa advinda do exterior em impulsos elétricos que, através do nervo ótico, são enviados para área do cérebro em que se processa a visão.

 
O que é descolamento de retina? 

Muitas condições podem levar a um descolamento de retina, no qual a retina se separa da parede interna do olho, como um papel de parede se descolando.

 
Fatores de risco
Um dos tipos mais comuns de descolamento de retina é causado por uma rotura na retina, e há uma série de fatores de riscos para esse tipo de descolamento. Entre eles estão:
·         Idade avançada;
·         Descolamento de retina prévio;
·         Histórico familiar de descolamento de retina;
·         Miopia alta;
·         Cirurgia ocular anterior, como para remoção da catarata;
·         Lesões oculares graves ou traumas anteriores;

 
Sintomas
Quando a retina é separada da parede interna do olho, ela perde parcialmente o seu suprimento sanguíneo e não funciona mais adequadamente. Os sintomas típicos de um descolamento de retina incluem moscas volantes, luzes piscando e uma sombra ou cortina na visão periférica que pode progredir em direção ao centro de visão. Em alguns casos de descolamento de retina, os pacientes podem não estar cientes de quaisquer alterações em sua visão. A gravidade dos sintomas costuma estar relacionada à extensão do descolamento.

 
Tratamento
O descolamento de retina possui tratamento. Um de nossos especialistas pode discutir com você as melhores alternativas!