Teste Ortóptico

DEFINIÇÃO E INDICAÇÕES

Analisa o alinhamento e as alterações da motilidade dos olhos

Utiliza-se o termo estrabismo para a falta de alinhamento perfeito dos olhos provocadas pelo desequilíbrio muscular.

O estrabismo pode ser facilmente perceptível ou só aparecer depois de estímulo. Situações mais leves como a insuficiência de convergência (dificuldade de convergência para fixar um objeto próximo) e ambliopia (baixa acuidade visual de um ou ambos os olhos) são também medidas por este teste.

Indicado para avaliar o alinhamento dos olhos em todas as posições do olhar para Pacientes com suspeita de estrabismo e ambliopia ou que possuem visão dupla, visão embaçada ou queixas de dores de cabeça.

ORIENTAÇÕES NECESSÁRIAS

  • Não há necessidade de Jejum;
  • Trazer os óculos para perto e para longe, se o Paciente usar.

REGIÕES ESTUDADAS

Músculos externos dos olhos.

INTERPRETAÇÃO E RESULTADOS

No Teste Ortóptico é feita a avaliação do alinhamento ou desvio ocular em todas as posições diagnósticas do olhar, o que permite detectar a presença de alterações musculares que indiquem a possibilidade de tratamento clínico ou cirúrgico. No relatório serão fornecidas medidas do desvio para diagnóstico e acompanhamento.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O EXAME

  • O exame é feito sem dilatação de pupila com a medida da visão e definição da presença ou não de visão dupla para as várias distâncias de avaliação.
  • A visão binocular pode ser medida assim como a força muscular para manutenção do alinhamento dos olhos.
  • Deve ser feita com e sem a correção do grau, por isso é solicitado aos Pacientes que tragam seu melhor óculos.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com esse monitoramento. Para mais informações, acesse a nossa política de privacidade.