Simasp, cada vez mais completo

Por Marina Almeida

Como abertura da temporada de grandes eventos do setor de oftalmologia no país, a capital paulista sediou no Hotel Maksoud Plaza, entre os dias 1º e 3 de março, o 41º Simasp (Simpósio Internacional Moacyr Álvaro). Promovido pela
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o evento deste ano foi presidido por dois renomados professores especialistas: Ana Luisa Höfling-Lima e Michel Eid Farah, que proporcionaram aos participantes um programa científico de primeira, cuidadosamente elaborado a fim de abranger o que há de mais recente dentro das diferentes temáticas da oftalmologia.

Na edição de 2018, tiveram destaques todos os cursos relacionados à propedêutica oftalmológica, tão importante no processo decisório de prevenção, diagnóstico, acompanhamento e terapia. Segundo os presidentes do congresso, Ana Luisa e Eid Farah, o Simasp é o resultado de 41 anos de experiência de muitos docentes do Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina e da expertise operacional da Fernanda Prestes Eventos, que realiza o evento há 12 edições. “Com uma equipe já experiente e acostumada com novos desafios, só poderíamos ter como resultado um evento de boa qualidade?, contam.

Para Ana Luisa, enfrentar desafios importantes, como a realização do evento em um ótimo hotel, mas com espaço físico já no limite, é determinante para o sucesso do encontro. “Crescemos mais de 10% no número de participantes em relação a 2017, mesmo sendo um evento que antecedeu a prova nacional do CBO e por este motivo, é claro, que os residentes do terceiro ano de várias instituições não puderam comparecer. Também tivemos vários pontos altos na programação científica, interessantes e práticos, como “Definição de Condutas” nas especialidades Doenças Externas e Córnea, Catarata, Retina, Glaucoma e Imagem?, revela.

Já para Eid Farah, os excelentes convidados estrangeiros (Andrea Carolina Vasquez, Berthold Seitz, Delia Gonzalez, François Devin, Julia Valdemarin Burnier, Miguel Burnier Jr, Peter MacDonnel, Ramiro Prada Reyes, Steven Pascal, Valentina Sarao, Wendy Lee, Willian May e Ziv Aviram) contribuíram com diversas experiências nas várias subespecialidades.

Cerimônia de abertura
Encerrando as atividades do primeiro dia de congresso, a cerimônia de abertura do 41º Simasp ocorreu no Teatro Maksoud na noite do dia 1º de março. O público lotou o salão para prestigiar os três homenageados com a Medalha de Ouro Moacyr Álvaro em 2018. Foram eles: Carsten Heinz Helmut Meyer, por sua dedicação constante e capacidade de agregar recursos para o Setor de Retina e Vítreo de Departamento de Oftalmologia da Unifesp; Cláudio Silveira, por sua importante descoberta na década de 1970: a toxoplasmose adquirida era a causa mais frequente de lesões oculares e não a forma congênita, como se pensava; e a Escola Paulista de Medicina, representada pela diretora da EPM, Emília Sato, e que fundada em 1933 mudou o paradigma do ensino médico no país.

Na mesma ocasião, a revista Universo Visual recebeu uma menção honrosa das mãos de Ana Luisa Hofling-Lima, por seu comprometimento com a oftalmologia brasileira e seus 15 anos de contribuição. O Publisher Flavio Bitelman foi quem subiu ao palco.

Após as homenagens, o público presente pôde assistir à apresentação de Ziv Aviram, responsável pela criação de uma nova tecnologia, que promete oferecer independência aos 6,5 milhões de brasileiros com deficiência visual: OrCam MyEye, dispositivo de visão artificial, vestível, intuitivo, e dotado de uma câmera inteligente montada na armação dos óculos do usuário, que reconhece textos e produtos previamente cadastrados com um simples apontar de dedo. O economista Eleazar de Carvalho Filho encerrou a noite com a palestra “Perspectivas Econômicas e Financiamento da Saúde?.

Homenagem à Universo Visual
16 mil exemplares impressos e distribuídos gratuitamente para todos os oftalmologistas. Publicação independente, de grande destaque e credibilidade no setor oftálmico brasileiro. Flavio Mendes Bitelman à frente da revista como Publisher desde sua fundação. Conselho editorial composto de líderes de opinião e os melhores (e maiores) oftalmologistas do país.

Fórum Olhos da Cidadania
Coordenado pela Profa. Juliana Sallum, o Fórum Olhos da Cidadania foi realizado durante o sábado (03/03), como uma oportunidade para discussão de temas de interesse de portadores de deficiências físicas e mentais e de profissionais que atuam nessas áreas.

Neste ano foram apresentados temas relacionados a baixa visão na infância e avanços tecnológicos que auxiliem na inclusão dessas pessoas, como o OrCam MyEye, assim como temas relevantes, como arquitetura urbana, acessibilidade e informação.

O Fórum é também conhecido como o braço social do congresso, uma vez que participam entre os ouvintes profissionais de saúde, portadores de deficiências, arquitetos e publicitários.

Simasp em números
2.422 inscritos
52 empresas participantes
620 expositores
839 palestrantes
147 sessões científicas
122 trabalhos submetidos

Fonte: Universo Visual

Material Informativo