Por que a diabetes causa baixa de visão?

Uma pergunta muito frequente é o que fazer quando a diabetes afeta a visão?

Há muitas causas de baixa de visão, mesmo no paciente diabético a baixa de visão pode não ser causada pela diabetes pode ser causada por outro problema. Então é muito importante qualquer paciente com baixa de visão, diabético ou não, ir ao oftalmologista é logico que para saber o diagnóstico da causa da baixa visão.

Se for causado por diabetes, nós vamos ter um diagnóstico preciso de Retinopatia Diabética, mas a diabetes não causa apenas retinopatia diabética. Diabetes também causa catarata, glaucoma, são alterações mais comuns, mais frequentes em pacientes diabéticos. É claro que a causa mais frequente, mais comum de baixa visão no diabético é a retinopatia diabética, o edema de mácula do fundo do olho, a hemorragia dentro do olho, o descolamento de retina, todos esses problemas da retina fazem parte da Retinopatia Diabética. Mas é claro o paciente diabético pode ter catarata, glaucoma e outros problemas, que também devem ser tratados de acordo com a sua gravidade.

Se for uma catarata bem no início claro que, normalmente não se opera. Se for uma Retinopatia diabética com poucos sinais que não está atrapalhando muito, se observa se reforça o controle da diabetes e, isso sim, provavelmente vai ser acompanhado e tratado no seu devido tempo, mas não antes do seu devido tempo.

É muito importante fazer o diagnóstico adequado para o acompanhamento ser o melhor possível e o tratamento ser indicado bem na hora certa. Pois, assim nós vamos conseguir um melhor resultado.