Parecer Academia Brasileira de Oftalmologia e Associação Pan Americana de Oftalmologia Sobre os Riscos e Perigos das Supostas Cirurgias e Aplicação de Laser para “Troca da Cor dos Olhos”

A Academia Brasileira de Oftalmologia e a Associação Pan Americana de Oftalmologia, reforçando posicionamento semelhante de outras Academias e inclusive,da Academia Americana de Oftalmologia, vem informar a população sobre os riscos e perigos das supostas cirurgias e aplicação de laser para “troca da cor dos olhos”

academia

Trata-se de procedimento estético que envolve aplicação repetida de laser na íris ou cirurgia intraocular e implante de material estranho entre a íris e a córnea. Apresentam risco de causar lesão ocular e perda visual. Apesar desses procedimentos não terem sido aprovados ou mesmo estudados no Brasil ou outros países, pacientes brasileiros já foram submetidos a eles no exterior e a desinformação pode trazer grandes danos permanentes.

Entre os problemas relacionados estão: redução da visão, cegueira, pressão intraocular aumentada, podendo levar a glaucoma, catarata e lesão corneana, necessitando de transplante de córnea, além de uveítes e inflamação intraocular.

Prof. Dr. Rubens Belfort Jr.
Presidente

Academia Brasileira de Oftalmologia Prof. Titular de Oftalmologia