Mapeamento de Retina

Definição e indicações

É um exame realizado com oftalmoscópio indireto, que permite a análise de todas as estruturas encontradas no fundo do olho como a retina, o nervo óptico e o vítreo.

É indicado no pré operatório de cirurgias de catarata e refrativas, para Pacientes com queixa de moscas volantes, nas médias e altas miopias, antecedentes familiares ou pessoais de descolamento de retina, traumas, retinopatias, doenças de mácula, uveítes, doenças do nervo óptico, tumores

Orientações necessárias

• Não há necessidade de Jejum;
  • Dilatação da pupila de ambos os olhos, com embaçamento visual duradouro (em média, de 6 a 8 horas de duração);
  • Presença de acompanhante maior de 18 anos é opcional não obrigatória;
  • Não há a necessidade de suspensão de qualquer medicação e/ou de colírios.

Regiões estudadas

Retina, nervo óptico e vítreo.

Interpretação e resultados

É indicado para diagnosticar doenças oculares como descolamento de retina, degenerações retinianas, doenças da mácula, tumores, oclusões vasculares, hemorragias e infecções.

É possível diagnosticar ou avaliar a evolução de doenças sistêmicas, entre elas diabetes e hipertensão arterial.

O resultado é apresentado em laudo descritivo.

Informações gerais sobre o exame

Avalia em que condição se encontra a retina em diversas patologias e indicações cirúrgicas.