Imagem e Tecnologia – Reflexão para o Início do Milênio

Os avanços tecnológicos que levam a elaboração de novos equipamentos para a obtenção de imagem de alta resolução em oftalmologia ampliam a níveis jamais vistos a qualidade e a possibilidade de interação digital dos exames.
A introdução de novas técnicas de computação e de colaboração proporciona um volume gigantesco de informações, muitas delas ainda não testadas cientificamente, e, por isso mesmo, às vezes confusas. A controvérsia ocorre principalmente pela utilização de metodologia de padrão variável que leva a discussão de afirmações clássicas da fisiopatologia de doenças oculares, podendo influenciar as decisões relacionadas a várias opções de tratamento.
É fundamental discernir entre a novidade científica, que não tem necessariamente o significado de progresso, e o avanço real na medicina, este sim de suma importância. Sem dúvida, o conhecimento beneficia a todos, no entanto, a informação sem questionamento e análise crítica da sua validade em ciências básicas e avançadas tem alto risco de prejuízo para a comunidade, família e indivíduo, inclusive com repercussões financeiras nocivas, e o que é pior, com efeitos deletérios para saúde.
É essencial não apenas observar todo tipo de informação, mas selecionar as matérias relevantes e questionar seus resultados e aplicações, com base em conhecimentos sólidos, adquiridos em trabalhos metodologicamente corretos. Por outro lado, deve-se reconhecer a importância dos novos conceitos e dos casos extraordinários que, mesmo de ocorrência isolada, ampliam e modificam o espectro das informações existentes. Do conhecimento mais profundo emerge a percepção dos conceitos globais, mas também das suas particularidades e limitações.
A dificuldade de discernimento entre dados com e sem qualidade deve estimular o surgimento de dúvidas e, consequentemente, de avanços que proporcionam benefício no sentido de se alcançar a almejada eficácia para todos, aumentando a possibilidade de promover melhor saúde com o menor custo. O conhecimento é essencial, mas demanda tempo e energia para que uma motivação suficientemente potente filtre e promova o aparecimento do seu fruto mais precioso, a sua verdadeira utilidade para a humanidade.

Material Informativo

×
Olá, quero marcar uma consulta!