Pam (Acuidade Visual com Laser)

DEFINIÇÃO E INDICAÇÕES

Este método de medida da acuidade visual avalia o potencial de acuidade visual mesmo em caso de opacidade relativa de meios (catarata, hemorragia vítrea, leucoma). É capaz de fornecer o prognóstico do desempenho visual de uma cirurgia, podendo ser decisivo na indicação de uma intervenção operatória. É um método subjetivo e depende da resposta do paciente.
Indicado na avaliação pré-operatória de cirurgia de catarata, transplante de córnea, cirurgia refrativa, vitrectomia, etc. Indicado ainda na avaliação pós-operatória de cirurgia de catarata e transplante de córnea, e no acompanhamento de doenças de córnea.

 

ORIENTAÇÕES NECESSÁRIAS

 

  • Não suspender medicamentos e/ou colírios em uso;
  • Utiliza-se colírio para dilatar as pupilas (a visão fica embaçada por aproximadamente 6 horas);
  • Vir com acompanhante maior de 18 anos é opcional não obrigatório. Paciente é orientado para recostar no apoio da testa do aparelho. A seguir, focaliza-se a luz à superfície da córnea é solicita-se a leitura de tabelas de acuidade visual;
  • Necessita-se de cooperação para fixar o olhar durante o exame;
  • Impossível em analfabetos, crianças pequenas, ou casos de retardo mental grave.

REGIÕES ESTUDADAS

Método subjetivo para medida do potencial de acuidade visual, em cada olho.

 

INTERPRETAÇÃO E COMENTÁRIOS

A resposta é dada de acordo com o método mais freqüente de medição de acuidade visual, ou seja, a escala de Snellen a acuidade visual é uma medida exponencial, portanto: 20/400 é uma visão baixa, enquanto 20/30 é uma visão alta. Por exemplo, um paciente portador de catarata do olho direito apresenta atualmente acuidade visual de Contar Dedos há 3 metros (pior que 20/400). O paciente refere que este olho nunca foi o seu melhor olho, que sempre foi mais fraco. Ao realizar o PAM, o resultado foi: 20/25. Portanto, estaria indicada a cirurgia, porque haveria grande probabilidade de se obter melhora da acuidade visual. Mas, caso o resultado tivesse sido 20/400, o paciente seria alertado de que a melhora seria pequena, devido uma deficiência naquele olho, que a cirurgia não conseguiria reverter completamente. No caso, a cirurgia até pode ser realizada, mas sem falsas expectativas. Este também pode levar não raramente a resultado ser falso.

×
Olá, quero marcar uma consulta!