Exame de contraste endovenoso com indocianina verde 25 a 50 mg em 2ml para análise da circulação dos vasos da retina e principalmente dos vasos da coróide. São realizadas fotografias com filtro infra-vermelhos logo após a administração endovenosa do corante, com distintas etapas para analise das imagens. O paciente deverá acompanhar a mira que direciona o olhar e deverá ficar com o braço esticado em que a veia foi puncionada nos 5 a 10 minutos iniciais do exame. As fotografias seriadas utilizam flash, e podem causar desconforto e fotofobia. Este exame é indicado para diagnosticar possíveis alterações no fundo de olho e para orientação para futuros tratamentos. Permite analisar a circulação dos vasos e artérias principalmente da coróide, mas também da retina, e alterações que possam ocorrer no epitélio pigmentado retiniano. É um método complementar à angiofluoresceinografia, pois cada corante tem afinidade por um tipo de tecido, fornecendo informações que são complementares. Estes exames são indicados principalmente para pacientes com degeneração macular, membranas neovasculares subretinianas ocultas ou clássicas.
Tomar 1 comprimido de Allegra 120mg na noite anterior ao exame. Jejum de 2 horas (SE FOR DIABÉTICO JEJUM DE 1 HORA), não necessitando de jejum completo; Dilatação da pupila de ambos os olhos, com embaçamento visual (em média, de 6 a 8 horas de duração); Presença de acompanhante maior de 18 anos; Não há a necessidade de suspensão de qualquer medicação e/ou de colírios exceto micóticos como pilocarpina. Durante o exame, são feitas fotografias do fundo de olho que utilizam flash que pode causar desconforto e fotofobia. No procedimento, o paciente poderá sentir prurido (coceira), náuseas, vômitos, tontura, e há risco de hipersensibilidade. É necessária assinatura de termo de consentimento para uso de contraste endovenoso. O exame de indocianinografia é contra-indicado para pacientes alérgicos a iodo. A eliminação do contraste é rápida e realizada pelo fígado.
Avaliação da perfusão e dos vasos da coróide (principalmente) e da retina
O exame permite a avaliação de diversas alterações que interferem com os tempos circulatórios da coróide, e, em alguns casos, também da retina, camadas importantes para a visão. Em casos de doenças da mácula não diagnosticáveis ou dificilmente diagnosticadas por meio do exame de angiofluoresceinografia, a angiografia com indocianina verde é indicada para localizar a lesão (geralmente mais profunda), indicando o melhor tratamento. Em todos estes casos, o acompanhamento periódicos deste exame é recomendado, para avaliar a efetividade do tratamento. Esclarecimento e Autorização para o uso de contraste iodado indocianina verde utilizado em exame oftalmológico.