Desenvolvimento Visual da Criança

Desenvolvimento da Visão

O bebê enxerga desde o nascimento, mas tem uma visão de vultos, uma vez que osistema visual não está completamente formado. É como se visse o mundo através de um vidro embaçado. Tudo depende de treino e de amadurecimento neurológico, assim como andar ou falar.

Por volta de 1 mês e meio o bebê já sorri ao ver o rosto de um adulto e com 2 meses já é capaz de fixar e seguir objetos com o olhar. Cerca de 90% da visão irá se desenvolver até os dois anos de idade, mas apenas por volta dos 7 anos a capacidade total de enxergar estará completamente formada, havendo um aprimoramento na acuidade visual, percepção de cores, contraste e nitidez.

É por este motivo que a primeira consulta oftalmológica deve ser realizada entre 6 meses e 1 ano de idade.
Até os 4 anos de idade, o recomendado é visitar o oftalmologista a cada seis meses e depois deste período crítico de desenvolvimento visual, na maioria dos casos, as consultas podem ser anuais.

Mitos e Verdades

Mitos

LER NO ESCURO OU COM POUCA LUZ PREJUDICA A VISÃO DA CRIANÇA

A pouca luminosidade causa um maior esforço para a focalização da imagem e por isto pode ocorrer desconforto e cansaço visual, mas não haverá lesão dos olhos.

O USO CONSTANTE DE COMPUTADOR PREJUDICA A VISÃO DA CRIANÇA

O uso de computador não prejudica a visão, mas produz mais cansaço visual pela tensão dos músculos oculares e, principalmente, pelo olho seco devido à diminuição na frequência do piscar.

ASSISTIR TV DE PERTO PREJUDICA A VISÃO

Pode provocar desconforto e cansaço ocular por exigir um esforço maior para focar as imagens e maner o paralelismoocular, mas não traz prejuízo para a visão.

SE A CRIANÇA COM MIOPIA NÃO USAR OS ÓCULOS CONSTANTEMENTE O GRAU AUMENTA.

Muito pelo contrário, a criança com miopia enxerga bem para perto, e nessas atividades, como leitura e computador, pede-se para não usar osóculos caso seja possível, pois isso evita o uso da acomodação ocular que é um dos fatores que leva ao aumento da miopia

Verdades

A CRIANÇA PODE USAR ÓCULOS DE SOL.

O uso de óculos solar com bom filtro contra radiação ultravioleta (UVA e UVB) deve ser iniciado o mais cedo possível. Lentes que só escurecem e não possuem filtros não protegem.

A COR DOS OLHOS DO BEBÊ PODE MUDAR.

Os olhos claros com alguns pigmentos, com o passar do tempo podem ficar mais escuros, e isso ocorre por volta dos 8 meses e 2 anos de idade.

COÇAR OS OLHOS CONSTANTEMENTE PODE ACARRETAR PROBLEMAS.

A criança que coça muito os olhos pode causar uma deformidade na curvatura da córnea, chamada ceratocone, e por isso o prurido deve ser diagnosticado e tratado corretamente.

mitos-e-verdades

Preparando os Pais para o Exame Oftalmológico

kid

O exame oftalmológico em bebês inclui a avaliação da posição e movimentação dos olhos, observação das estruturas oculares, exame do grau do olho sob dilatação e avaliação da retina.

Mesmo que a criança chore é possível fazer a maior parte dos exames. Para as crianças, tudo é novo, gera expectativa e ansiedade. Para não ficarem com medo do exame, é importante que os pais sejam claros, descrevendo com linguagem infantil tudo o que será feito, desde a ardência ou não dos colírios, a intensidade das luzes dos aparelhos e nunca mentir.

Os pais devem dizer à criança que vão ficar perto dela, ajudando se necessário e transmitindo segurança. Também é muito importante não ameaçar, com frases do tipo: “Se você não fizer vai levar uma injeção”. Isto assusta e não ajuda na realização do exame. Quando os pais conversam sobre como vai ser o exame, as crianças vêm curiosas e menos medrosas.

Desenvolvimento Visual

RECÉM-NASCIDO

RECÉM-NASCIDO

01 MÊS DE IDADE

01 MÊS DE IDADE

02 MESES DE IDADE

02 MESES DE IDADE

RECÉM-NASCIDO

03 MESES DE IDADE

01 MÊS DE IDADE

06 MESES DE IDADE

02 MESES DE IDADE

01 ANO DE IDADE



Clique aqui e faça o download em PDF

Material Informativo

×
Olá, quero marcar uma consulta!