Conjuntivite

A conjuntivite é uma infecção que acomete o olho sendo a maioria de causa viral. Como o nome diz, por ser um processo viral (como uma gripe) não exite medicamento direto contra o vírus.

Tratamos com lubrificantes, compressas geladas, algumas vezes com antibióticos para evitar infecção por bactéria, e adoção de medidas para evitar a contaminação do outro olho e de outras pessoas.

Será a inflamação decorrente da conjuntivite que irá combater a infecção e, em uma ou duas semanas, o processo viral é eliminado. Raramente são utilizados exames laboratoriais uma vez que o quadro clínico nos indica se é uma infecção viral ou bacteriana.

Em alguns casos, porém, devido ou a uma maior “força” do vírus (virulência) ou a uma resposta inflamatória aumentada do organismos, a conjuntivite pode perpetuar por mais tempo e provocar um maior embaçamento visual pela formação de pequenas alterações na córnea (transparente que cobre o “colorido” do olho) e/ou membranas inflamatórias na conjuntiva (cobre o branco do olho).

Isto é diagnosticado por um exame oftalmológico sendo necessário tratamento com antiinflamatório e/ou retirada destas membranas pelo médico.

O embaçamento visual nestes casos de uma inflamação exarcebada poder durar muito tempo, sendo imprescindível o tratamento adequando com antiinflamatório, na maioria das vezes a base de corticoide tópico.

Casos em que estas alterações na córnea se tornem “cicatrizes”, pode ser feito tratamento a laser, por exemplo, mas são casos raros. A maioria com o tratamento adequado tem uma boa evolução.

Dra Cecilia Moeller
Membro do Corpo Clínico CEOSP

Relação de Newsletters

×
Olá, quero marcar uma consulta!