Coçar os olhos agrava o ceratocone e pode causar ectasia
Em junho iniciamos a campanha Violet June, com o objetivo de conscientizar e esclarecer à população sobre o ceratocone, minimizando o sofrimento de pacientes e familiares. Esta campanha foi criada em 2018, e nós do Centro Oftalmológico São Paulo, representados pela Dra. Ana Luísa Hofling Lima e Dr. Michel Eid Farah apoiamos esta campanha.
“Esfregar ou coçar os olhos prejudica a visão! Desinformação pode prejudicar mais que a doença”, tornou-se o slogan da campanha que foi aderida por clínicas e oftalmologistas de todo o Brasil e de outros países também, além do apoio de várias instituições e empresas.
De acordo com a publicação na revista SBAO (2018), a mensagem educativa pode trazer um impacto maior, até mesmo reduzindo a morbidade por atuar positivamente na história natural da doença […] a educação do paciente e dos familiares permite decisões conscientes quanto às cirurgias como crosslinking e implante de segmento de anel intra-corneano.
A campanha Violet June veio para fortalecer outras iniciativas como o dia 10 de novembro Dia Mundial da Consciência do Ceratocone, patrocinado pela organização norte-americana National Keratoconus Foundation. A conscientização sobre a doença está de acordo com os princípios básicos da Medicina fundada por Hipócrates (460 – 370 AC), cunhada na célebre frase de Oliver Wendell Holmes (1809 – 1894): “Curar algumas vezes, aliviar o sofrimento sempre que possível, confortar sempre”.
Participe e compartilhe essa campanha com seus pacientes e familiares! #violetjuneforkc
Abaixo, o excelente vídeo explicativo sobre o Ceratocone, premiado no XII Congresso Internacional de Catarata e Refrativa, que vale a pena ser revisto:
Fonte: eyechannel.com.br